Muito se fala sobre o que retirar da alimentação para auxiliar no controle tanto do colesterol quanto dos níveis de triglicerídeos. Mas será que existem alimentos que auxiliam a diminuir esses níveis?
Assim como o LDL (colesterol ruim), quando os triglicerídeos se encontram em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, como o aumento do risco cardiovascular.
De um modo geral, o que vai levar a melhora do perfil lipídico são substituições mais saudáveis na alimentação, gerando um contexto geral de dieta com diminuição dos níveis de gorduras saturadas e açúcares/carboidratos simples.
Porém se existe algum alimento que posso dizer que auxiliaria no controle do perfil lipídico seria: aumente o CONSUMO DE FIBRAS. Mas, onde eu encontro fibras?
- Folhas verdes (alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis)
- Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.)
- Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e pistache)
- Frutas (especialmente as consumidas com casca)
- Cereais (aveia, cevada, granola, gérmen de trigo e milho)
- Legumes (cenoura, beterraba, pimentão e abóbora, por exemplo)
Além disso, vai algumas outras dicas:
- Perda de peso
- Excluir açúcar da dieta
- Diminuir ingesta de carboidratos e preferir sempre os integrais
- Excluir ácidos graxos trans da dieta: presente em alimentos industrializados (PRESTE ATENÇÃO NAS EMBALAGENS)
- Diminuir o consumo de ácidos graxos saturados (carnes, leite, manteiga, creme de leite , queijos, coco e cacau) e aumentar de insaturados (azeitonas, as oleaginosas -castanha do pará, amêndoas, macadâmia, nozes, castanha de caju), sementes de linhaça, chia, abacate, azeite de oliva, salmão)
- Aumentar ingestão de ômega 3 (salmão, sardinha, atum, anchova, lambari, óleo de linhaça, semente de linhaça, semente de chia, nozes)
- Excluir bebida alcoólica da dieta