A vitamina B12 é uma das vitaminas do complexo B. É necessária na formação de glóbulos vermelhos, da bainha de mielina, na transmissão de impulsos nervosos e para várias reações químicas do organismo.
Ela é naturalmente encontrada em produtos de origem animal, principalmente nas carnes vermelhas. Sua deficiência geralmente ocorre por defeitos na absorção da mesma, e não por baixa ingestão.
A prevalência de deficiência de vitamina b12 vem aumentando em decorrência do número cada vez maior de realização de cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade e de pacientes vegetarianos e veganos. Além disso, entre os idosos, essa patologia atinge uma prevalência maior que 20%.
As manifestações clínicas da deficiência de vitamina B12 são diversas, podendo variar desde quadros assintomáticos até quadros graves; anemia megaloblástica, dormência ou formigamento principalmente em pernas, pés e mãos, dificuldade para andar, fraqueza muscular, alteração de memória e inflamação na língua são alguns dos sintomas.
O tratamento da deficiência de vitamina B12 é realizado pela sua reposição com medicações injetáveis ou orais, conforme orientação médica. De um modo geral, os sintomas cessam após a normalização dos níveis séricos de B12, porém em casos de deficiência crônica, o paciente pode ficar com sintomas neuropsiquiátricos irreversíveis.