As principais doenças da tireóide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide diminui a produção dos seus hormônios e o hipertireoidismo, ao contrário, quando ocorre um excesso de produção hormonal por essa glândula.
O hipertireoidismo pode ser causado por três patologias: bócio multinodular tóxico, adenoma tóxico e doença de Graves.
Quando o paciente tem bócio multinodular ou adenoma tóxicos os únicos tratamentos possíveis para solução completa do caso são a radioiodoterapia ou a cirurgia de retirada do(s) nódulo(s) produtor de hormônio.
Já em relação à Doença de Graves, que tem causa autoimune, é possível que o paciente entre em remissão da doença após uso das medicações e, devido a isso, possa parar de usar os remédios.
Quando falamos de hipotireoidismo, sua principal causa é a Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que resulta em inflamação das células da tireoide e diminuição da produção dos hormônios pelas mesmas. Esta doença não tem cura, somente controle! Devido a isso, quando o diagnóstico do hipotireoidismo é realizado de forma correta, o paciente deverá repor o hormônio pelo resto da vida, ou seja, o uso da medicação será crônico.