Consultas

(44) 99907-7030

E-mail

contato@amanda.med.br

Atendimento (Segunda à Sexta)

08:30 às 12:30 / 14:00 às 18:00

A tireóide é uma glândula formada por várias células que são responsáveis por produzir, principalmente, os hormônios T3 e T4. 

Os nódulos na tireóide são aglomerações de células em formato arredondado. 

Existem várias causas para a formação dos nódulos, embora defini-la nem sempre seja possível. Dentre as principais causas estão a deficiência de iodo, inflamação crônica levando a tireoidite de Hashimoto, nódulos produtores de hormônio e o câncer de tireóide, que seria a causa menos comum. 

Além dos nódulos, há também os cistos na tireóide, que acumulam apenas conteúdo líquido em seu interior, sendo esses sempre benignos. 

Diante de um nódulo, faremos uma avaliação para entender qual a chance de malignidade. Para tal, solicitamos o ultrassom da tireóide onde avaliamos as características do nódulo e os exames de sangue. A partir disso, quando necessário, solicitamos uma biópsia, que é realizada através de uma punção aspirativa com agulha fina (PAAF) guiada pelo ultrassom de tireóide. 

Quando temos um resultado sugestivo de malignidade, aí sim indicamos o procedimento cirúrgico de retirada da tireóide. 

Nos casos benignos, definimos diante de cada caso o tempo de reavaliação para o correto acompanhamento. 

É importante consultar sempre um médico endocrinologista! Fique atento, o tratamento precoce de qualquer patologia é sempre mais vantajoso!

Ver similares