Quando está indicada a dosagem de testosterona nas mulheres?
Os ensaios atualmente disponíveis para dosagem de testosterona não são úteis para avaliar sua deficiência no sexo feminino, mas somente quando há suspeita do excesso desse hormônio.
Quando repor testosterona nas mulheres?
A única indicação, ATÉ O MOMENTO, são mulheres MENOPAUSADAS com Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo que não melhoram com reposição de estrogênio.
O Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH) é uma disfunção sexual que tem como critérios diagnósticos: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Ausência ou redução de desejo ou fantasia sexual;
- Causar sofrimento pessoal acentuado ou dificuldade de relacionamento interpessoal;
- Persistir por mais de 6 meses; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Excluir outras condições médicas, uso de substâncias, conflitos com o parceiro e outros agentes estressores.
Nesses casos, o diagnóstico é essencialmente clínico, usando-se a dosagem de testosterona no sangue para ajuste de dosagem da reposição.
O uso de qualquer hormônio para fins estéticos é considerado anabolizante!
O excesso de testosterona pode causar sintomas como: oleosidade de pele, acne, queda de cabelo, pelos excessivos, irregularidade menstrual, alteração no tom de voz, entre outros.
Recebo muitas pacientes no consultório desejando utilizar testosterona, principalmente com queixas de cansaço e falta de libido, porém precisamos refletir na paciente como um todo: se alimenta bem? dorme como deveria? Se exercita? Quanto de álcool consome por semana? Será que tem disbiose? Será que está inflamada?
A testosterona é um hormônio importante sim, mas não um milagre para resolver todos os nossos problemas!