Consultas

(44) 99907-7030

E-mail

contato@amanda.med.br

Atendimento (Segunda à Sexta)

08:30 às 12:30 / 14:00 às 18:00

O câncer de tireoide é um tipo raro de câncer, que ocorre em aproximadamente 1% da população. Embora seja três vezes mais frequente em mulheres, a doença afeta também homens. A faixa etária de maior risco é entre 25 e 65 anos. 

Aproximadamente 10% da população adulta têm nódulos tireoidianos, mas cerca de 90-95% são benignos. A incidência do câncer de tireoide aumentou na última década, mas a mortalidade diminuiu. 

De acordo com o tipo histológico, 75 a 90% dos casos são diagnosticados como câncer de tireoide papilífero; 5 a 10% como carcinomas foliculares,  3 a 5% como carcinomas medulares e 1% são anaplásicos. 

O auto exame da tireoide pode ser útil na identificação de nódulos, mas é importante procurar um endocrinologista para o diagnóstico e tratamento adequados. O diagnóstico precoce do câncer de tireoide aumenta as chances de sucesso do tratamento.  

Quais os tipos de câncer de tireoide? 

  • Carcinoma papilífero: é o mais comum. Pode aparecer em pacientes de qualquer idade, mas é mais frequente entre 30 e 50 anos. Estima-se que uma a cada mil pessoas tem ou já teve este tipo de câncer. A taxa de cura é alta, chegando a quase 100%. 
  • Carcinoma folicular: costuma ocorrer em indivíduos com mais de 40 anos. É mais agressivo do que o papilífero. Em dois terços dos casos, não têm tendência à disseminação. Um tipo de carcinoma folicular mais agressivo é o hurthle, que atinge pessoas com mais de 60 anos. 
  • Carcinoma medular: afeta as células parafoliculares, responsáveis pela produção da calcitonina, hormônio que contribui na regulação do nível sanguíneo de cálcio. É de difícil tratamento e, usualmente, apresenta- se de moderado a muito agressivo. 
  • Carcinoma anaplásico: extremamente raro. Contudo, é do tipo mais agressivo e tem o tratamento mais difícil. É responsável por dois terços dos óbitos de câncer da tireoide. 

Qual o tratamento do câncer de tireoide? 

O tratamento para o câncer de tireoide irá depender do tipo histológico, mas usualmente está baseado na cirurgia de tireoidectomia total (retirada de toda a tireoide) e em alguns casos uma suplementação do tratamento com iodo radioativo. 

Câncer de tireoide tem cura? 

Na grande maioria dos casos a chance de cura é muito alta, mas é importantíssimo ter uma equipe experiente no tratamento para acompanhamento.

Fonte: tireoide.org.br