Os elementos químicos minerais desempenham funções de grande importância no organismo humano, sendo indispensáveis para o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos.
Aqui temos alguns exemplos de minerais, sua importância, fontes alimentares e sinais e sintomas de deficiência.
Cálcio:
É o mineral mais comum no corpo humano. Está envolvido em funções vasculares, neuromusculares e glandulares.
Fonte: leite, queijo e iogurte tem a maior biodisponibilidade.
Sinais e sintomas de deficiência: retardo de crescimento, dentes frágeis, osteoporose, falta de memória, espasmos musculares, câimbras, formigamento, fraqueza, depressão, irritabilidade e confusão mental.
Ferro:
Essencial para muitos processos biológicos, participa no metabolismo energético celular, no transporte de oxigênio, na síntese de DNA, na eritropoiese e no crescimento celular.
Fonte: carnes, gema de ovo, leguminosas e os vegetais verde-escuros.
Sinais e sintomas de deficiência: anemia, palidez, cansaço, taquicardia, letargia, tontura, atraso de desenvolvimento cognitivo e comportamental.
Magnésio:
Liga-se a diversas moléculas ativas biologicamente e participa de grande parte das reações catabólicas e anabólicas no organismo.
Fonte: vegetais verdes, carnes e leguminosas
Sinais e sintomas de deficiência: baixo apetite, irritabilidade, fraqueza, náuseas, vômitos, letargia, tremor, perda de memória, lesões de pele, parestesia, irritabilidade e confusão mental.
Selênio:
Conhecido essencialmente pela sua atividade antioxidante e, em aspectos terapêuticos, por suas propriedades quimiopreventiva, anti-inflamatória e antiviral.
Fonte: castanha-do-pará, atum, tilápia, cereais, porco e frango.
Sinais e sintomas de deficiência: doença de Keshan (cardiomiopatia), doença de Kashin-Beck (osteoartrite), fadiga, fraqueza muscular e movimento prejudicado.
Zinco:
Em termos de concentração no organismo, esse íon é o segundo maior, e também cofator de mais de 300 enzimas, com três importantes funções biológicas: estrutural, reguladora e catalisadora.
Fonte: carnes vermelhas, mariscos, ostras, fígado, miúdos, ovos, nozes e leguminosas.
Sinais e sintomas de deficiência: diminuição do apetite, queda de cabelo, diarreia, erupções na pele, diminuição da imunidade e acne.
Fonte: Vitaminas, minerais e eletrólitos: aspectos fisiológicos, nutricionais e dietéticos / Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker, Rubia Daniela Thieme, Daniela Barbieri Hauschild. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.