O que é dislipidemia?
Dislipidemia é o nome dado às alterações nas concentrações plasmáticas dos lipídios, podendo se manifestar por aumento ou diminuição de colesterol e triglicerídeos.
Existe classificação para as dislipidemias?
De acordo com sua etiologia, as dislipidemias podem ser classificadas em primárias, quando decorrente de alterações genéticas, ou secundárias, quando desencadeadas por outras doenças (obesidade, resistência insulínica, alterações hormonais), fatores ambientais (alimentação) ou medicamentos.
Além disso, podemos classificar as dislipidemias de acordo com as lipoproteínas alteradas:
- Hipercolesterolemia: LDL e colesterol total elevados
- Hiperlipidemia mista: LDL, colesterol total e triglicerídeos elevados
- Hipertrigliceridemia: Triglicerídeos elevados
Quais os riscos das dislipidemias?
O excesso de LDL causa doenças vasculares porque ele se deposita, sem dar sintomas, na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Esses ateromas vão levando a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a uma obstrução total, causando então infarto agudo do miocárdio ou AVC, por exemplo.
Assim como o LDL (colesterol ruim), quando os triglicerídeos se encontram em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, como o aumento do risco cardiovascular e de pancreatite.
Qual o tratamento da dislipidemia?
Em qualquer tipo de dislipidemia, a atividade física é essencial no tratamento. Além disso, a adequação da dieta é essencial; no caso dos triglicerídeos, devemos diminuir a ingesta de doces, carboidratos e bebidas alcoólicas. Já em relação ao aumento de colesterol, é essencial a diminuição da ingesta de gorduras.
Quando falamos em medicamentos para tratamento de dislipidemias, temos algumas opções para tratamento de LDL alterado (estatinas, ezetimiba e inibidores de PCSK9). Já para o tratamento de hipertrigliceridemia podemos lançar mão do uso de fibratos.
Dislipidemia tem cura?
A depender da causa sim; se a dislipidemia for secundária conseguimos reverter o quadro tratando a causa da dislipidemia.
Fonte: O essencial em Endocrinologia. Patricia Sales, Alfredo Halpern, Cintia Cercato. 1 ed – Rio de Janeiro: Roca, 2016.