O que é Tireoidite de Hashimoto?
O hipotireoidismo pode ser induzido por várias doenças. A causa autoimune é responsável por aproximadamente 90% do hipotireoidismo adulto, principalmente devido à doença de Hashimoto.
A tireoidite de Hashimoto ou, como vem sendo mais chamada, Doença de Hashimoto, é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireóide causada por um erro do sistema imunológico. Nela, o organismo fabrica anticorpos contra proteínas presentes nas células da tireóide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4.
Qual a prevalência da Tireoidite de Hashimoto?
A maioria dos pacientes com Hashimoto são mulheres com idades entre 20 e 60 anos e quase 10% apresentam hipotireoidismo manifesto. Com o tempo, os pacientes eutireoidianos progridem para hipotireoidismo e, portanto, a prevalência de hipotireoidismo é maior em pacientes idosos.
Qual a causa da Tireoidite de Hashimoto?
A Tireoidite de Hashimoto se inicia onde encontra predisposição genética, mas sob ação de GATILHOS que dão o ponta pé́ inicial ao processo; esses gatilhos são diversos e podem variar de paciente para paciente. Entre eles podemos destacar: gatilhos alimentares (glúten, proteínas do leite, excesso de gordura saturada, lectinas), gatilhos ambientais (metais tóxicos, toxinas plásticas, agrotóxicos, pesticidas, látex, parabenos, ftalatos), gatilhos estressores (uma doença, um evento traumatizante, privação crônica de sono), entre outros possíveis e numerosos gatilhos.⠀
Como é realizado o diagnóstico da Tireoidite de Hashimoto?
Após iniciado o processo, o que primeiramente conseguimos detectar é a presença de anticorpos anti-tireóide (anti- TPO e anti-Tireoglobulina). Com mais tempo, verificamos queda da produção dos hormônios e os sintomas clínicos vão finalmente ocorrer. ⠀
Quais os sintomas da Tireoidite de Hashimoto?
Os sintomas geralmente aparecem quando o hipotireoidismo já está instalado, mas há pessoas que apresentam sintomas mesmo com a função tireoidiana normal.
Alguns deles são:
- Cansaço e sonolência
- Alterações menstruais
- Diminuição da frequência cardíaca
- Maior sensibilidade ao frio
- Fraqueza muscular
- Depressão
- Labilidade emocional
- Alteração de memória
Qual o tratamento da Tireoidite de Hashimoto?
Como estamos falando de uma doença sistêmica que age no sistema imunológico, precisamos atuar em diversas frentes para melhora dos sintomas e qualidade de vida do paciente.
Ajuste alimentar, atividade física, melhora da qualidade do sono, combate ao estresse, cessação do tabagismo e etilismo estão entre as estratégias.
Além disso, reposição do hormônio da tireóide, caso o paciente tenha hipotireoidismo, é imprescindível.
Fonte: O essencial em Endocrinologia. Patricia Sales, Alfredo Halpern, Cintia Cercato. 1 ed – Rio de Janeiro: Roca, 2016. / doencadehashimoto.com.br/pr