Andropausa é a falência em produzir testosterona em níveis adequados que ocorre em homens com o envelhecimento.
Hipogonadismo masculino tardio é definido como uma síndrome clínica e bioquímica associada ao envelhecimento, compreendendo sintomas característicos associados a níveis de testosterona repetidamente abaixo do limite inferior da referência para adulto jovem.
A Bioimpedância é um exame realizado com o intuito de avaliar a composição corporal, proporcionando informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente, como a massa magra, gordura corporal e água total.
O câncer de tireoide é um tipo raro de câncer, que ocorre em aproximadamente 1% da população. Embora seja três vezes mais frequente em mulheres, a doença afeta também homens. A faixa etária de maior risco é entre 25 e 65 anos.
Entre 40 e 65 anos de idade as mulheres vivenciam uma fase complexa, denominada climatério, uma síndrome que se instala gradualmente, com sintomatologia variável quanto ao tipo e à intensidade e que afeta o organismo como um todo. Durante este período os ovários perdem progressivamente sua capacidade de produção hormonal e ovulação.
Os elementos químicos minerais desempenham funções de grande importância no organismo humano, sendo indispensáveis para o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos.
Aqui temos alguns exemplos de minerais, sua importância, fontes alimentares e sinais e sintomas de deficiência.
A deficiência de vitaminas é chamada de hipovitaminose e acontece quando não atingimos a necessidade diária de nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Isso pode ocorrer devido a uma má absorção do organismo ou pela falta de ingestão correta através de suplementos e alimentos.
O diabetes gestacional é o aumento da glicemia da mulher durante a gestação. É considerado o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência em 3 a 25% das gestações, dependendo da etnia, da população e do critério diagnóstico utilizado.
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é o hormônio que tem a capacidade de utilizar a glicose que obtemos por meio de alimentação para fonte de energia. Se ela não age de forma correta, a glicose se acumula no sangue, resultando em hiperglicemia.
Dislipidemia é o nome dado às alterações nas concentrações plasmáticas dos lipídios, podendo se manifestar por aumento ou diminuição de colesterol e triglicerídeos
O Hipertireoidismo é o estado de tireotoxicose quando a origem do excesso de hormônio tireoidiano é a própria glândula tireoide, ou seja, quando a tireoide está sintetizando e liberando quantidades aumentadas de hormônio.
Hipotireoidismo é a síndrome clínica decorrente de redução da concentração ou de ação dos hormônios tireoidianos em nosso corpo, resultando em queda do metabolismo e prejuízo das atividades biológicas.
Os nódulos na tireóide são aglomerações de células em formato arredondado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nódulos tireoidianos são extremamente comuns. Diante de um nódulo, faremos uma avaliação para entender qual a chance de malignidade.
A obesidade tem sido definida como doença crônica associada ao excesso de gordura corporal (acúmulo de tecido adiposo localizado ou generalizado), com etiologia complexa e multifatorial, resultando da interação de estilo de vida, genes e fatores emocionais.
Osteoporose é uma doença osteometabólica muito prevalente que cursa com redução da massa óssea e desorganização da microestrutura do osso causando redução da resistência do osso e maior fragilidade óssea, aumentando, portanto, o risco de fraturas.
Sarcopenia é a perda de massa muscular esquelética associada ao envelhecimento. Esse declínio de massa muscular pode resultar em redução de força muscular e efeitos adversos sobre a saúde, de forma que atualmente a sarcopenia é considerada uma doença muscular esquelética generalizada progressiva, associada a maior probabilidade de eventos adversos como queda, fratura, perda da capacidade funcional e morte.
A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença endócrina provocada por alterações hormonais complexas, que podem levar à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. Hoje é considerada uma síndrome metabólica reprodutiva, pois não está relacionada somente a distúrbios reprodutivos, mas também a distúrbios metabólicos, como diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas mudanças para que o desenvolvimento fetal ocorra de forma perfeita, e é claro que os hormônios não ficariam de fora dessas alterações. Para que ocorra o desenvolvimento saudável do feto os hormônios da tireoide têm papel fundamental desde o momento da fecundação.
A tireoidite de Hashimoto ou, como vem sendo mais chamada, Doença de Hashimoto, é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireóide causada por um erro do sistema imunológico. Nela, o organismo fabrica anticorpos contra proteínas presentes nas células da tireóide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4.